Quais peças trocar ao comprar um semi-novo

Óleo e motor

Mesmo depois de toda a checagem que recomendamos no tópico anterior, a primeira coisa a se fazer após adquirir um seminovo é levá-lo para uma revisão a fim de analisar o desgaste dos componentes. Um bom mecânico checará o motor e o óleo lubrificante, por exemplo.

Isso porque quem vendeu o carro provavelmente trocou o óleo antes da venda. Caso o nível esteja baixo, não o complete, uma vez que nem sempre é possível checar a especificação do líquido que já está lá.

Caso queira verificar o motor de maneira mais aprofundada, também solicite ao mecânico que avalie a correia dentada. Afinal, caso ela esteja danificada, é o motor que parará de funcionar.

Líquido de arrefecimento

Outra etapa importante é verificar se o líquido de arrefecimento está no nível adequado, com etilenoglicol e sem sais minerais. Caso ele esteja escurecido, é bem provável que o proprietário anterior tenha utilizado água de torneira — e isso deve ser checado na revisão.

Além disso, essa verificação serve para analisar o radiador quanto a possíveis vazamentos, que podem fundir o motor. A checagem da cor do fluido deve ser feita periodicamente, quinzenal ou mensalmente.

Pneus

Os pneus são essenciais para a segurança, então, não é uma boa ideia utilizar o seminovo em longos percursos antes de uma checagem da peça. Muitas vezes, eles podem parecer inteiros por fora, mas também há a possibilidade de que haja um desgaste profundo internamente.

Depois dessa checagem inicial, feita com um mecânico de confiança, é preciso realizar um rodízio dos pneus de tempos em tempos. Uma boa ideia é fazê-lo junto ao alinhamento, recomendado a cada dez mil quilômetros rodados.

Freios e amortecedores

Em relação ao sistema de frenagem, é necessário verificar os discos, as pastilhas e o fluido. A substituição deste último, inclusive, reduz o tempo para frear, o que é indispensável para alguém que ainda está se acostumando ao novo carro.

Os amortecedores devem ser revisados para descobrir se há vazamentos. É importante notar que carros com até 50.000 quilômetros rodados podem ainda ter as peças originais.

Nesse caso, havendo um vazamento, o problema impactará diretamente a estabilidade do veículo. Aí, o motorista terá dificuldade para manobrar nas curvas e em altas velocidades.

Luzes

As luzes não são exatamente os primeiros itens verificados na compra de um seminovo, mas é uma boa ideia observar o estado atual para se antecipar à necessidade de trocas. Vale a pena conferir a luz alta, a baixa, as lanternas, as setas e a luz de freio.

Assim, caso alguma delas esteja queimada, você não se surpreenderá quando fizer o primeiro trajeto noturno. Como a vida útil das lâmpadas é a mesma, caso uma queime, acontecerá o mesmo com as outras.

Vela de ignição

É a vela de ignição que garante a partida suave, entre muitas outras coisas. Quando a peça está desgastada, o motorista perde desempenho, eleva o consumo de combustível e as chances de que o carro “morra” constantemente também aumentam.

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